Blog

Voz rouca é sinal de alguma doença?

Você notou a sua voz rouca e, após alguns dias, ela ainda não retornou ao seu timbre costumeiro? Fique atento pois isso pode ser sinal de que há algum problema na sua saúde. Também chamada de rouquidão, a voz rouca indica que há algo errado no funcionamento da laringe, órgão composto pelas cordas vocais responsáveis pela emissão da voz.

Como existem tanto causas inofensivas quanto graves, a recomendação é buscar ajuda profissional assim que for notada alguma modificação na voz para que, se necessário, seja iniciado o tratamento adequado.

As doenças ligadas à rouquidão

Doenças das vias aéreas superiores

As vias aéreas superiores são constituídas pelas cavidades nasais, faringe e laringe. Dentre as condições mais frequentes que as acometem estão as gripes, os resfriados, as infecções/inflamações virais e bacterianas, e as alergias. Todas essas doenças, por causarem algum tipo de irritação e dor na garganta, além de congestão nasal, muitas vezes podem ser a causa da rouquidão.

Refluxo faringo-laríngeo (RFL)

O refluxo é uma condição que geralmente afeta o esôfago, mas em casos mais graves e não tratados, o ácido do estômago pode chegar até a faringe e a laringe. Por ser uma substância prejudicial à garganta, provoca a irritação e a dor, que vêm acompanhadas de tosse seca, do pigarro e da rouquidão.

Papiloma de laringe

A papilomatose laríngea é uma doença causada pela infecção por HPV, que provoca tumores benignos na laringe. O primeiro sintoma da condição é justamente a rouquidão e alteração da voz, e em casos graves pode chegar a bloquear as vias respiratórias conforme progride, até mesmo levando o paciente a dificuldade respiratória intensa.

Câncer de laringe

A falta de cuidado com a garganta, lesões nas cordas vocais, condições como o refluxo faringo-laríngeo ou o papiloma de laringe sem os tratamentos necessários, e principalmente o cigarro são fatores de risco para o câncer de laringe. O tumor pode variar de local, mas quando se encontra na região glótica (cordas vocais), o primeiro e mais comum sintoma a aparecer é a rouquidão.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *