Blog

Por que a otite é mais comum em crianças?

O seu filho sofre muito com inflamações no ouvido? A otite média aguda é uma das doenças de ouvido mais frequente nas crianças.

Mas por que isso acontece?

As otites médias agudas acontecem devido a infecção por bactérias na região que chamamos de “orelha média” (por isso otite MÉDIA aguda). Essa é uma região pequena, que fica atrás do tímpano, onde ficam também os ossículos do ouvido (martelo bigorna e estribo) e é preenchida normalmente por ar. O ar que entra para essa região vem do nariz, através de uma comunicação chamada tuba auditiva (antigamente chamada de trompa de Eustáquio). A tuba auditiva é, então, a estrutura que liga o fundo do nariz à região da orelha média.

A diferença principal entre a criança e o adulto está na anatomia da tuba auditiva: enquanto nas crianças ela é mais curta e horizontalizada, nos adultos ela é mais longa e oblíqua. Nas crianças, é muito maior a chance da tuba auditiva ficar obstruída ou de líquidos subirem para os ouvidos, causando a otite.

Sendo assim, a chance da tuba auditiva da criança ocluir ou de líquidos subirem através da tuba para dos ouvidos será maior em crianças do que em adultos. O tratamento das otites pode ser feito de forma mais conservadora, com uso de antibióticos ou com uso de tubos de ventilação, dependendo de diversos fatores de cada paciente.

Se seu filho tem otites, não se preocupe, procure um médico otorrino. Otite tem tratamento.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *