Blog

Todo desvio de septo precisa ser corrigido?

O septo nasal é a parte do nariz que divide as fossas nasais em cavidade nasal direita e esquerda, sendo composta por cartilagem e osso. Quando o septo fica torto para um dos lados e faz com que o nariz fique entupido, significa um desvio de septo. A função do nariz é purificar, aquecer e umidificar o ar inspirado, bem como servir de câmara de ressonância para o som e possibilitar o olfato. Quando o nariz está entupido há aumento de perda de energia com a respiração, com prejuízo evidente para a saúde.

Quando o desvio de septo necessita de cirurgia?

Muitas pessoas, além do desvio do septo nasal, apresentam aumento do volume dos cornetos (conchas nasais) devido a rinite (alérgica ou não), que piora ainda mais o entupimento nasal. Em casos em que o desvio dificulta respiração e a qualidade de vida do paciente, a cirurgia é a melhor opção. A Septoplastia frequentemente é associada a diminuição do volume dos cornetos, este procedimento também é feito por via endoscópica e denomina-se Turbinectomia ou Turbinoplastia.

Caso o desvio do septo nasal esteja associado a deformidade do dorso ou ponta nasal, pode ser necessário corrigir simultaneamente a aparência externa para melhorar o funcionamento nasal, constituindo-se assim na cirurgia denominada Rinosseptoplastia.

Como é a cirurgia?

A Septoplastia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio.Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.

Se você suspeita de um desvio no septo que atrapalha sua qualidade na respiração, entre em contato com Otocenter Recife e marque uma consulta.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *