Blog

Quais as principais causas da tosse seca?

tosse seca, ou seja, aquela que não produz secreção, normalmente é originada por uma reação alérgica. Este processo pode ter várias causas, tais como alergia à poeira, pelo de animais ou pólen de flores. Também é possível que a tosse seca seja originada por problemas cardíacos ou até refluxo gastroesofágico.

Geralmente a tosse seca está ligada a problemas irritativos ou alérgicos, enquanto as tosses que produzem secreção relacionam-se com alguma infecção. Além disso, a tosse seca pode ser causada por uma irritação na garganta causada pela inalação de fumaça ou cigarro. A água é um bom remédio natural que pode ajudar no tratamento da tosse seca, pois ela irá manter a garganta hidratada, acalmando a tosse.

Veja as principais causas desse incômodo:

  1. Gripe ou resfriado

Gripes, resfriados e alergias são os motivos mais comuns da tosse seca persistente, pois pode ser uma tentativa de expulsar os vírus, fungos e partículas de poeira, fuligem ou outro material alérgico que estiver atacando as vias respiratórias.

  1. Tabagismo

Pessoas que fumam têm mais chances de apresentar tosse seca. O calor da fumaça aspirada e as substâncias químicas presentes no tabaco provocam uma irritação constante das vias aéreas.

  1. Alergias

Alergias a poeira e pelos, também podem causar uma tosse prolongada, caso você esteja exposto a esse tipo de ambiente frequentemente, pois tende a fechar e a secar a garganta. Essa tosse também vem acompanhada de espirros e coriza constante.

  1. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção pulmonar causada por vírus, bactérias ou fungos, que pode acometer os sacos alveolares, brônquios e outras estruturas do pulmão. Ela é uma causa para tosses de curta duração. No entanto, alguns casos podem cursar com tosse prolongada, o que pode representar não controle da infecção.

Você deve consultar um médico se o sintoma persistir por mais de 10 dias e estiver acompanhado de outros sintomas como febre e cansaço.

 

Fonte: Dr. Consulta

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *