Blog

Zumbido no ouvido: causas e tratamento

Conhecido também como acufeno, tinnitus ou tinido, o zumbido no ouvido é um sintoma que frequentemente é associado a perda auditiva. Muitas vezes confundido com uma doença, este sintoma diz que algo está errado e pode ter som semelhante de abelha, panela de pressão, cachoeira, chiado, apito, cigarra, motor, sirene ou outros barulhos.

 

Pode não parecer, mas o zumbido no ouvido é um problema muito comum. Segundo a  American Public Health Agency, ele pode ser considerado o terceiro sintoma que mais causa incômodo perdendo apenas para dor e tontura intensas e intratáveis. Estima-se que ele acometa até 24% da população em alguns países.  No Brasil, especialistas apontam que pelo menos 28 milhões de pessoas sofrem com este sintoma.

 

Causa

 

O zumbido não é uma reação do organismo ao ambiente externo, ele está diretamente relacionado a perda auditiva. O barulho é persistente e pode afetar o sono e a concentração, sendo a sua causa dada principalmente pela exposição ao barulho extremo prolongado, diabetes, inflamações no ouvido médio, problemas na área da coluna cervical e medicamentos. Doenças neurológicas, odontológicas e musculares na região da cabeça e do pescoço, além de alterações hormonais, também podem estar ligadas ao problema.

 

Tratamento

 

Ao notar o zumbido, a primeira ação deve ser buscar ajuda médica, para entender com precisão a causa do problema. O tratamento mais aplicado é o uso de aparelhos auditivos para mais conforto e inibição do zumbido.

 

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *