Blog

Já imaginou aprender libras online?

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o segundo idioma oficial do país. A partir dos movimentos das mãos, expressões faciais e padrões labiais, a linguagem de sinais é uma das principais formas de comunicação utilizadas pelos deficientes auditivos.

A Libras é frequentemente usada em vez do português falado nas comunidades surdas, já que algumas pessoas com perda auditiva usam apenas a linguagem de sinais para se comunicar com familiares ou amigos. Além disso, mesmo aqueles com audição normal ou limitada também podem aprender essa língua.

Felizmente, existem muitas maneiras de aprender a Língua Brasileira de Sinais fora do tradicional método da sala de aula. Os cursos online grátis, tutoriais em vídeo e aplicativos possibilitam uma ampla gama de possibilidades para quem deseja aprender o idioma.

Dentre as vantagens de estudar Libras online, precisamos destacar a possibilidade de que qualquer pessoa pode começar a estudar em sua própria casa e definindo seus próprios horários.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas infalíveis para quem quer aprender Libras online e de forma gratuita. Confira!

Cursos de Libras online grátis

Graças à internet, aprender Libras está mais fácil do que nunca! Não é mais necessário fazer cursos presenciais ou procurar sobre o assunto na internet para tentar aprender sozinho. Atualmente, é possível encontrar diversos cursos de Libras online grátis que ensinam o alfabeto, números, frases comuns e muito mais. Conheça os principais deles:

Curso 99 sinais mais usados da Libras – Universidade da Libras

A Universidade da Libras é uma plataforma voltada exclusivamente para o ensino da linguagem de sinais. O “99 sinais mais usados da Libras” é um curso online grátis direcionado, principalmente, às pessoas ouvintes que querem aprender a língua de sinais para se comunicar com deficientes auditivos. O conteúdo é básico e aborda sinais, frases e dicas de gramática.

Curso de Libras – USP

A Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso de Libras grátis especialmente para iniciantes. O curso tem 10 videoaulas e outros materiais complementares que podem ser baixados no computador.

Para ter acesso ao curso não há necessidade de se cadastrar. Basta acessar a plataforma Stoa e conferir o conteúdo.

Curso de Libras básico online – Prime Cursos

Outra opção de curso de Libras online e gratuito é o material disponibilizado pela Prime Cursos. Dentre o conteúdo abordado nas aulas podemos destacar: introdução sobre a Língua Brasileira de Sinais, formação de frases, categorias gramaticais, como formar palavras, dentre outros tópicos.

O curso é introdutório e direcionado aos estudantes, profissionais da educação e da assistência social, além de pessoas ouvintes que convivem com deficientes auditivos.

+ Alerta sobre fones de ouvido

Aplicativos para aprender Libras

Para facilitar ainda mais o aprendizado, também existem aplicativos fantásticos para quem quer aprender a Língua Brasileira de Sinais. Assim, é possível estudar e ter acesso ao idioma na palma da mão. Aqui estão alguns dos melhores:

Librazuca

Librazuca é um aplicativo desenvolvido para facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes. Pelo app, é possível acessar conteúdos teóricos, como alfabeto, números e gramática. O Librazuca também possui dois tipos de dicionários: um em ordem alfabética e outro com configuração de mão.

Outra funcionalidade é a realidade aumentada. Com isso, ao posicionar a câmera do celular em alguma imagem pré-determinada, aparece uma animação 3D que demonstra o seu significado em Libras.

Enquanto aprende, o usuário também pode usar alguns jogos e desafios que ajudam na fixação do conteúdo.

Hand Talk

Hand Talk é ótimo para quem quer aprender Libras online. A plataforma é liderada pelo Hugo, um simpático intérprete virtual que ajuda a guiar o usuário. O aplicativo pode ser usado como um tradutor de bolso, onde é possível traduzir texto e voz para a língua de sinais.

Além disso, existe uma plataforma educativa chamada Hugo Ensina. Nela, o usuário pode acessar vários vídeos que ensinam as principais expressões e sinais em Libras para crianças e adultos.

Dicas para aprender Libras

Além dos aplicativos e cursos online, existem outras ações importantes para aprender a Língua Brasileira de Sinais. A seguir, selecionamos algumas dicas infalíveis para ajudar no aprendizado de deficientes auditivos ou não.

1. Assista e imite intérpretes

A prática é essencial para fixar o conteúdo ensinado nos cursos de Libras. Por isso, assistir outras pessoas (principalmente intérpretes de linguagem de sinais) é uma boa estratégia. Além disso, vale a pena imitar os principais movimentos.

2. Peça ajuda de amigos e familiares com deficiência auditiva

Essa dica é excelente para quem não sofre com problemas auditivos mas que deseja melhorar a comunicação com as pessoas surdas. Então, se você já conhece amigos ou familiares com deficiência auditiva, peça para que eles lhe ensinem alguns sinais ou ajudem a treinar o que você aprendeu nos cursos online.

Pode parecer clichê, mas a prática sempre leva à perfeição. Então, treine!

Outras dicas para aprender Libras

Além do método de aprendizado, você precisa se preocupar com alguns pontos para usar a língua de sinais com êxito. São eles:

• As expressões faciais são fundamentais: elas determinam o tom da conversa, além de trazer um toque pessoal à linguagem de sinais. Portanto, não tenha medo de usar as expressões faciais como os professores e intérpretes de Libras.

• Leve a Libras para sua vida: as situações reais com outras pessoas que utilizam a linguagem de sinais contribuem para aprender mais rapidamente.

• Qualificações adicionais para se profissionalizar: caso queira ser um intérprete, por exemplo, é preciso buscar outras qualificações adicionais. Os cursos e aplicativos que citamos acima apresentam o básico da Libras. Portanto, eles são recomendados para iniciantes.

Para concluir, aprender a Língua Brasileira de Sinais pode ser uma experiência divertida e que ajuda a se comunicar com mais pessoas da comunidade surda. Nesse sentido, os aplicativos e cursos online de Libras grátis são as melhores opções para quem quer aprender o idioma. Além de gratuitas, essas plataformas de aprendizagem são flexíveis e cada aluno pode estudar em seu próprio tempo.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! Assim, você contribui para que mais pessoas possam aprender Libras online.

Via Direito de Ouvir

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *