Voz: você sabe como preservar a sua?
A voz é um importante meio para a comunicação. E a maioria da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar.
Entre os principais sintomas de alerta para problemas vocais, separamos os sintomas listados abaixo, que podem corresponder a diversos problemas:
- Rouquidão;
- Tosse frequente;
- Alterações no timbre da voz;
- Pigarro;
- Dor ou cansaço para falar.
Leia também: Tosse: tipo, causas e o que fazer
Laringites
A causa mais frente de alteração na voz é a laringite. Ela decorre de uma infecção viral ou bacteriana na laringe e cordas vocais. Muitas vezes está associada a sintomas de gripe e resfriados (dor de cabeça, obstrução nasal, coriza e tosse). A rouquidão nestes casos tem resolução em poucos dias.
Nódulos, cistos, pólipos
Entre as doenças da voz temos alterações benignas como nódulos (calos vocais), pólipos e cistos nas pregas vocais. Os pacientes com algum desses problemas apresentam rouquidão mais prolongada. Podem ocorrer também cansaço ou dor (na garganta) para falar.
Câncer
A doença maligna é o câncer, que pode atingir as pregas vocais ou outras partes da laringe (garganta). Nestes casos a duração da rouquidão é maior. Pode ocorrer ainda dor para falar ou engolir além de surgimento de gânglios (ínguas) no pescoço.
O câncer de laringe é mais frequente em tabagistas. A associação do fumo com a ingestão de bebidas alcoólicas aumenta as chances de ocorrência de um câncer. Leia mais sobre os riscos de fumar no post sobre Tagabismo.
Quando procurar um médico?
Caso a rouquidão seja contínua e dure mais de 30 dias ela deve ser investigada. Ou se você tiver alguma duvida sobre sua qualidade vocal!
Atenção
Apesar de muitas vezes a voz rouca ser considerada “normal”, uma rouquidão sugere um problema nas cordas vocais. Quando estamos sem voz e continuamos a falar a tendência é que ocorra uma piora da qualidade da voz. Ou seja, ficamos cada vez mais roucos. E isso também significa mais inflamação ou lesão nas provas vocais. Em alguns casos essa inflamação provoca uma cicatriz, ou seja, uma rouquidão mais permanente. Por isso fique atento à sua voz e cheque as dicas abaixo para preservar a voz.
Leia também: Qual impacto das bebidas geladas na dor de garganta?
Algumas dicas para manter uma boa qualidade vocal!
- Não gritar ou falar alto;
- Evite falar em tom que não seja o seu;
- Evite cochichar;
- Falar pausadamente com boa articulação das palavras;
- Não fumar;
- Evite bebidas gasosas ou alimentos que causem dificuldades de digestão;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica;
- Realize pausas para repouso vocal durante o trabalho;
- Beber bastante agua (temperatura fresca ou ambiente);
- Não pigarrear excessivamente;
- Evite ambientes com poeira, mofo ou cheiros fortes.
Fonte: MedPrimus
Deixe uma resposta