Blog

Zumbido afeta 28 milhões de brasileiros

zumbidoCerca de 28 milhões de brasileiros sofrem com o zumbido, aquele barulhinho no ouvido que lembra um apito, chiado ou panela de pressão.

São muitas as causas que provocam o barulho, que não tem uma real fonte externa e é percebido nas orelhas ou na cabeça. “Trata-se de um sintoma, e não uma doença, passível de cura”, explica a otorrinolaringologista Clarice Saba, Vice-Presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Bahia.

Em todo o mundo, 278 milhões de pessoas são afetadas pelo sintoma, segundo a Organização Mundial de Saúde. A médica, que já ganhou o mais importante prêmio científico internacional na área de estudos sobre zumbido, o Jack Vernon Awards, conta que uma das explicações da percepção do barulho está relacionada ao aumento de impulsos elétricos que a via auditiva manda para o cérebro.

Clique aqui e se informe sobre cirurgia no ouvido

As causas e os tratamentos são múltiplos, e por isso é imprescindível descobrir o que desencadeou o zumbido para realizar um tratamento personalizado.

“Muitas doenças podem causar zumbido, como a perda auditiva parcial ou total, questões anatômicas referentes à cabeça, face e pescoço, postura, alterações nos níveis de triglicerídeos e colesterol, pré-diabetes, alto consumo de cafeína e açúcar, alteração de tireoide, dentre outros fatores”, conta.

A médica ressalta que, no paciente portador de zumbido, o organismo reage como se estivesse constantemente ameaçado, podendo ocorrer um estado de esgotamento.

“Entre as consequências, o paciente pode reagir tendo alterações de humor, falta de concentração, perturbações do sono, estresse, irritabilidade e depressão ? podendo levar até mesmo ao suicídio. O sintoma também agrava patologias, como hipertensão e diabetes”, explica a otorrinolaringologista

Dicas que mostram que o ambiente não está sendo saudável para os ouvidos:
– se você tem que gritar para ser ouvido;
– se você não entende o que estão falando a um metro de distância;
– se a música tocada no seu fone de ouvido pode ser ouvida por uma pessoa próxima a você;
– se após exposição ao barulho você apresentou zumbido

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *